sábado, 25 de fevereiro de 2012

Torre de TV Digital de Brasília será inaugurada em abril, no aniversário da cidade


Concretagem da estrutura de 182 m de altura foi monitorada com sensores de fibra óptica. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, construção tem duas hastes que surgem da estrutura cilíndrica da torre

Luciana Tamaki



Divulgação: Terracap
No aniversário de Brasília, em 21 de abril, será inaugurada a Torre de TV Digital da cidade, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Somente a parte física da torre será entregue na ocasião, com acesso às lojas, cafés, museu e mirante. A partir de então, as empresas de comunicação darão início ao processo de instalação de equipamentos de retransmissão de sinal. Apelidada de flor do cerrado, a construção tem dois "braços" que surgem da estrutura cilíndrica da torre, como se fossem hastes de uma flor. A torre tem 182 m de altura, sendo 120 m de estrutura de concreto armado mais 50 m de estrutura metálica e uma antena de 12 m. Um braço da torre ficará a 60 m de altura, com um centro de exposições; e o outro a 80 m, com um bar e café. Aos 110 m de altura, há um mirante com vista de 360°.
As estruturas da torre dividem-se em fuste, cálice, braços e cúpula. No fuste, o diâmetro da torre é 12 m e não se altera até a cota 85 m. Na parte do cálice o diâmetro é variado, aumentando de 12 m na cota 85 m para 20 m na cota 120 m.
Um dos destaques da construção da torre foi a instalação de fibras ópticas para o monitoramento em tempo real da estrutura em concreto. As fibras foram responsáveis por monitorar vibrações estruturais, deslocamentos, deformação específica, temperatura, acelerações e velocidade do vento e poro-pressão. A empresa responsável pelo monitoramento foi a Falcão Bauer. De acordo com a empresa, o material foi escolhido pois, diferentemente de sensores elétricos, a fibra não sofre interferência de campos elétricos e magnéticos.
A fundação da torre foi feita com 246 estacas do tipo raiz com 12 m de comprimento, devido ao solo no local, com arenito intercalado com argila. Além disso, há um grande bloco de concreto sob o subsolo, que auxilia na sustentação da torre. A rampa de acesso à torre compõe-se de duas curvas helicoidais de 65 m de extensão. Sua estrutura é um caixão perdido de 3,10 m a 6,25 m de largura, protendido pelo eixo central de três vãos.
Na execução do fuste, até a altura de 85 m, foi adotado o processo de fôrma metálica deslizante. Já na parte do cálice foi utilizada fôrma autoelevatória e, para a parte dos braços, o processo de fôrma metálica autotrepante.


Divulgação: Mendes Júnior
Estrutura de concreto tem 120 m de altura
Ficha Técnica
Construção: Consórcio Mendes Júnior/Atrium
Projeto de arquitetura, fachadas e esquadrias: Oscar Niemeyer
Projeto de fundações e estrutura de concreto: José Carlos Sussekind
Projeto de estrutura metálica da cúpula geodésica: Avec Verre
Projeto de instalações elétricas, hidráulicas, ar condicionado, telefonia e automação: Projem


fonte -  http://www.piniweb.com.br//construcao/tecnologia-materiais/torre-de-tv-digital-sera-inaugurada-em-abril-no-aniversario-251303-1.asp

Nenhum comentário: