quarta-feira, 9 de maio de 2012

Site auxilia pesquisa de preços e fornecedores


Novo site do Guia da Construção oferece pesquisa de preços, reportagens técnicas, contatos de fornecedores e fichas técnicas de materiais, serviços, equipamentos e mão de obra

Por: Gustavo Mendes
Edição 130 - Maio/2012


Está no ar desde 26 de março o Guia da Construção Web (www.guiadaconstrucao.pini.com.br), um portal de referência técnica sobre materiais, mão de obra, serviços e equipamentos de construção. O site agrega os principais conteúdos da PINI para apoiar os profissionais do setor em pesquisas de preços, contatos de fornecedores e soluções técnicas.
Todos os mais de 20 mil preços de insumos e serviços, levantados e atualizados pela PINI, estão disponíveis para consulta. Quando o usuário realiza uma pesquisa, o site também retorna uma lista de fornecedores com contatos completos e área geográfica de atuação e fichas técnicas de produtos e serviços relacionados. O usuário também tem à disposição uma lista de reportagens de apoio, publicadas nas revistas AU - Arquitetura e Urbanismo, Construção Mercado, Equipe de Obra, Guia da Construção, Infraestrutura Urbana e Téchne. As reportagens apresentam, entre outros conteúdos, orientações de especificação, compra, venda e locação; passo a passos ilustrados de execução; orçamentos detalhados; e comparativos de custos de sistemas construtivos e serviços de construção.
Conheça algumas funcionalidades do Guia da Construção Web
1. Busca rápida - A caixa de busca permite a pesquisa rápida de preços e referências técnicas de materiais, serviços, equipamentos e mão de obra de construção.
2. Navegação por categorias - Nas abas laterais, o usuário pode navegar pelas categorias-mestras do site (materiais, serviços, equipamentos e mão de obra) e suas subcategorias. Por exemplo: aço é uma subcategoria de materiais e está dividido em outras subcategorias, como vigas de aço, cantoneira, barras de aço etc.
3. Cadastro gratuito - Fornecedores da construção de todo o País podem cadastrar gratuitamente suas empresas e, em seguida, informar os materiais e/ou serviços que oferece, com fotos e dados técnicos.
4. Login simplificado - A maior parte dos conteúdos do site pode ser acessada com o mesmo login e senha obtidos no cadastro grátis do Portal PINIweb.

COMO PESQUISAR NO SITE
Os usuários do Guia da Construção Web podem realizar as pesquisas de materiais, serviços, equipamentos, mão de obra e fornecedores na caixa de busca (item 1 da figura da página ao lado). A consulta pode ser feita em todas as categorias ou apenas em uma das cinco disponíveis (materiais, serviços, equipamentos, mão de obra e fornecedores). Há ainda uma segunda opção de pesquisa, apenas por categorias. Para isso, o usuário deverá clicar nos itens que mais se adaptam à sua pesquisa. Por exemplo, caso o interesse seja em vergalhões Ca 50, o usuário primeiro deve acessar o item Materiais (no 2 na figura da página ao lado. Em seguida, clicar nos seguintes menus: Aço > Vergalhões > Ca 50.
Depois de realizada a pesquisa, o site mostrará todas as referências técnicas da PINI e de fornecedores cadastrados para o material, serviço, equipamento ou mão de obra consultada. No caso do exemplo acima, vergalhões, o usuário terá os seguintes resultados de busca:
Preços pesquisados pela PINI em até 26 capitais
Lista de fornecedores, com contatos, região de atuação e produtos/serviços disponíveis
Reportagens técnicas relacionadas ao assunto pesquisado, publicadas nas revistas da PINI

CONTEÚDO ASSOCIADOS
O Guia da Construção Web associa uma série de conteúdos técnicos aos materiais, equipamentos, serviços e mão de obra pesquisados pelos usuários.

Cadastro de fornecedores e usuários

Os fornecedores da construção de todo o País que quiserem aparecer em resultados de buscas de fornecedores e tecnologias do site podem utilizar as funcionalidades para autocadastramento gratuito. O primeiro passo é ter um cadastro prévio no Portal PINIweb. Depois disso, logado no próprio Guia da Construção Web o fornecedor poderá informar os dados básicos da empresa, que serão checados em até dois dias úteis pela PINI. Após a checagem, o próprio fornecedor poderá inserir e atualizar a qualquer momento os dados das linhas de seus produtos ou serviços, com informações técnicas, fotos e outros dados relevantes, como área geográfica de entrega ou prestação do serviço.
Para consultar preços pesquisados pela PINI e apresentados no site, o usuário deverá manter uma assinatura a pagamento da revista Guia da Construção (impressa ou digital). Já para consultar conteúdos sobre fornecedores, produtos e serviços, basta o login prévio gratuito no portal PINIweb.

Nenhum comentário: