Data será lembrada com uma missa hoje cedo
Dia 25 de outubro é o Dia dos Profissionais da Construção Civil e dia do Patrono da Construção Civil. As duas datas foram oficializadas pelo CREA SP e aprovadas por unanimidade pelo Plenário do Conselho.
Parabéns, profissionais da Construção Civil!
Missa no Mosteiro da Luz
Hoje, 25 de outubro às 10hs, Missa no Mosteiro da Luz - Av. Tiradentes, 676 - Luz - São Paulo - SP. Em frente à Faculdade FATEC ou Metrô Tiradentes.
A atividade religiosa conta com a organização da ALEASP - Associação Leste dos Engenheiros e Arquitetos de São Paulo e o apoio do CREA SP, da FEBRAE, FAEASP e Uniões do Estado de São Paulo.
Esta página é a homenagem e o justo reconhecimento do CREA SP, seus diretores e profissionais, à todos aqueles que diretamente ou indiretamente, contribuem para o crescimento do nosso país.
Com a canonização de Frei Galvão, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) decidiu, por unanimidade em Plenário, instituir, em 2007, como Dia dos Profissionais da Construção Civil a mesma data em que se comemora o Dia da Construção Civil, 25 de outubro, em homenagem ao franciscano, considerado desde o ano 2000 o Patrono da Construção Civil.
Este grande religioso brasileiro já era considerado, pelos profissionais que conhecem sua história, engenheiro e arquiteto de notório conhecimento técnico-científico.
Frei Antônio de Sant’Anna Galvão fundou, projetou e construiu o prédio do centenário Mosteiro da Luz, ficando a seu cargo também a edificação da igreja e sua decoração.
Inspirado em templos da Bahia e do Rio de Janeiro, Frei Antonio de Sant’Anna Galvão (1739-1822) projetou e fundou o Mosteiro da Luz, datado de 1774. Sua planta octogonal é uma característica que não fazia parte da arquitetura paulistana da época. A obra conseguiu se manter até hoje com uma das principais construções de taipa de pilão da cidade. Muito bem conservada, abriga ainda o Museu de Arte Sacra, com mais de 4 000 obras, entre imagens de santos, retábulos, oratórios, livros e moedas pontifícias (um dos mais importantes acervos de arte sacra no Brasil).
Em 25 de outubro de 2000, Frei Galvão foi proclamado "Patrono da Construção Civil" pelo Papa João Paulo II, num processo iniciado por Dom Cláudio Hummes. Por iniciativa do Crea-SP, esse título é agora estendido pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) a todos os profissionais do Brasil que atuam subordinados a engenheiros e arquitetos, como pedreiros, oleiros, serventes, mestres, encarregados, etc
No dia 25 de outubro de 2007, o Crea-SP inaugurou em São Paulo sua Sede Rebouças, na esquina da Avenida Rebouças com a Rua Oscar Freire, batizando-a como “Edifício Santo Antônio de Sant'Anna Galvão” - a Casa da Ética do Conselho paulista.
É também desse ano – 2007, a concessão, ao Santo Padroeiro da Construção Civil, do Diploma com o Título de Honoris Causa que foi entregue no ano seguinte, 2008, quando o CREA SP iniciou as comemorações do seu Jubileu de Diamante. Se estivesse vivo, Frei Galvão teria, sem nenhuma sombra de dúvida, registro no CREA SP e direito a uma Carteira Profissional com seu número CREASP.
FONTE: http://www.creasp.org.br/noticia/institucional/2011/10/24/25-de-outubro-dia-do-padroeiro-da-construcao-civil/232
Mosteiro da Luz (Museu de Arte Sacra)
FONTE DA FOTO: http://savprocasp.blogspot.com/2010/11/em-busca-da-identidade-do-catolicismo.html
Prof. Anderson Ferreira
Um comentário:
perfeita a homenagem ! Ao Frei Galvão
Postar um comentário